O Inspiro, metro ecológico de última geração da Siemens disponível em primeira mão em Varsóvia, capital da Polónia, integra cortiça portuguesa. A Corticeira Amorim desenvolveu para o veículo um sistema de piso inovador naquele material
O Inspiro, metro ecológico de última geração da Siemens disponível em primeira mão em Varsóvia, capital da Polónia, integra cortiça portuguesa. A Corticeira Amorim desenvolveu para o veículo, que pretende ser um dos mais eficientes e sustentáveis do género, um sistema de piso inovador naquele material.
Em comunicado, a empresa nacional explica que o Inspiro é um metro mais leve, mas com uma capacidade de transportar um maior número de passageiros do que os convencionais, contando com um número de carruagens que pode variar entre três e oito unidades.
“O Inspiro consome menos energia, influenciado por uma série de medidas de eficiência, entre as quais o inovador sistema de piso AluCORK, da Amorim Cork Composites”, explica a Corticeira Amorim, que acrescenta que se trata de um piso “leve, durável e de elevada performance técnica”.
Dadas estas caraterísticas, o piso português “beneficia o isolamento acústico e térmico” do veículo, “permitindo em simultâneo uma redução significativa do seu peso, na ordem dos 30%”.
Segundo a Corticeira Amorim, a decisão da Siemens pelo AluCORK deveu-se ainda ao facto “de se tratar de um piso de cortiça, um material sustentável e reciclável, num veículo que se pretende reciclar praticamente na totalidade após uma vida útil de 40 anos”.
Os primeiros 35 veículos vão ser entregues brevemente à empresa de exploração de metro em Varsóvia.