O certame, que tem como tema “Melhor Cidade, Melhor Qualidade de Vida”, tem registado um sucesso assinalável no que diz respeito à presença portuguesa. “O pavilhão de Portugal tem gosto em repor a cortiça face à curiosidade que o mesmo está a despertar”, disse à Lusa Rolando Borges Martins.
Mesmo assim, em face da crescente “lapidação” do material para recordação, foram tomadas novas medidas, que permitem informar mais amplamente o público sobre o produto em causa.
Para isso, foram colocados dois painéis informativos sobre a cortiça, desde o estado original, no sobreiro, às suas possíveis utilizações, culminando com a imagem do pavilhão de Portugal.
“Estes painéis visam sobretudo permitir às pessoas que estão na fila ter a possibilidade de aprender um pouco mais sobre o material de cortiça que reveste o pavilhão”, declarou Rolando Borges de Martins, admitindo que faltava esta “explicação adicional”.
Mas não é tudo: para obviar o desgaste acelerado da fachada, o pavilhão está a distribuir pelos visitantes rolhas e bases para copos. Em cortiça, claro.