A cortiça portuguesa serve de mote para a edição deste ano do concurso do museu alemão Vitra Design. O objetivo desta competição - que está aberta a designers de todo o mundo - é ampliar o âmbito de aplicação da cortiça e os produtos feitos deste mat
A cortiça portuguesa serve de mote para a edição deste ano do concurso do museu alemão Vitra Design. O objetivo desta competição – que está aberta a designers de todo o mundo – é ampliar o âmbito de aplicação da cortiça e os produtos feitos deste material. As candidaturas decorrem até dia 30 de Junho.Na página do concurso, a organização sublinha que a cortiça é “um dos poucos materiais sustentáveis cujas características e performance ainda podem ser exploradas”.
O museu salienta que a cortiça é um material “surpreendente” sendo totalmente natural e reciclável, além de apresentar alta capacidade de isolação sonora, térmica e de trepidação. A leveza, a resistência a altas temperaturas e a flexibilidade são outras características destacadas pela organização.
O concurso conta com o patrocínio oficial da Corticeira Amorim que integra também o júri internacional da competição composto por diversos especialistas, entre eles o diretor do museu Vitra Design, Alexander von Vegesack.
As candidaturas devem ser apresentadas por email até ao dia 30 de Junho. No dia 15 de Julho serão anunciados os 20 finalistas que irão participar num workshop, a decorrer no espaço do museu, e onde serão concretizadas algumas das propostas. O alojamento e as despesas de deslocação destes finalistas serão garantidos pela organização. O grande vencedor irá receber um prémio de 10 mil euros.
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