A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) foi distinguida com o prémio “Special Environmental Award” (Prémio Especial do Ambiente), numa competição promovida pela revista britânica PRWeek. De acordo o site oficial, a associação foi premiada pela sua campanha de promoção e comunicação desenvolvida no Reino Unido com a mensagem “I Love Natural Cork” (Eu amo a cortiça).
A campanha, que se traduziu numa promoção internacional da cortiça, decorreu durante os últimos 18 meses. O objetivo foi aumentar e incrementar a preferência das rolhas de cortiça como vedante de eleição para o vinho, no Reino Unido.
Após um estudo, concluiu-se que as escolhas de compra dos consumidores poderiam ser influenciadas se estes tivessem mais conhecimento sobre as vantagens ambientais da cortiça. Por outro lado, seria importante sublinhar que não é necessário cortar as árvores para se extrair a cortiça.
Assim, em parceria com uma agência Grayling, foi elaborado o website ilovenaturalcork.co.uk e uma página no Facebook para criar uma comunidade em defesa da cortiça.
Com a reunião de toda a informação e com a campanha foi possível inverter as opiniões negativas e erróneas sobre a cortiça que circulavam no Reino Unido. Segundo o Diário Económico, a campanha contou ainda com a participação de personalidade conhecidas no Reino Unido, como a apresentadora de televisão Julia Bradbury.
Segundo o site oficial da Apcor, no âmbito da campanha I Love Natural Cork, estão a ser desenvolvidos um conjunto de vídeos educativos que visam educar os consumidores para temas como: a temperatura do vinho e o ato de decantar; o armazenamento; abrir uma garrafa de Champanhe; a prova de vinho e a seleção do vinho para uma determinada refeição.
Os vídeos, de durações curtas, ficarão disponíveis no sítio de duas importantes cadeias de supermercados do Reino Unido, a Ocado e a Waitrose.
Clique AQUI para ler o artigo da PRWeek sobre a Apcor.
Clique AQUI para conhecer a Apcor.
[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]