Mas segundo a autora do texto, são poucos aqueles que optam por explorar o espaço verde que a capital portuguesa abriga, bem no coração da cidade.
A revista sugere esta última semana de Setembro como uma boa altura para explorações, uma vez que se encontra a decorrer a Lisbon Week, um evento cultural que mostra “Lisboa como nunca a viu”.
Uma das muitas iniciativas promovidas é, precisamente, o Corredor Verde, em que um biólogo local acompanha um grupo de participantes ao longo dos 1,5 quilómetros da secção final do Corredor Verde de Monsanto, recentemente aberta.
“Com uma construção que levou mais de 30 anos, o corredor liga uma série de espaços verdes espalhados pela cidade”, conta a Jeanine Barone, jornalista freelancer para a National Geographic.
“Foi desenhado por Gonçalo Ribeiro Telles, um arquiteto fiel à ideia de que o futuro de Portugal depende da preservação do seu lado natural, e o resultado é um percurso paisagístico urbano que irradia consciência ecológica, com toda uma sinalização feita com plástico reciclado”, permitindo a todos os peões caminhar, pedalar e correr em segurança, afastados das ruas congestionadas.
Mesmo não estando totalmente isolado da cidade, a “exuberante paisagem, repleta de pinheiros mansos, carvalhos, zambujeiros e choupos, salpicada por conjuntos de gramíneas e com uma colorida palete de jasmim, lavanda e outras flores”, o Corredor Verde de Monsanto oferece uma verdadeira “experiência verde”.
Leia o artigo completo (em inglês) AQUI.
Notícia sugerida por Maria da Luz