O coro Viana Vocale, da Academia de Música de Viana do Castelo, vai representar Portugal a convite do Maestro Juliàn Lomban, diretor do Conservatório de Música de Trento e responsável direto pela área musical e artística do evento.
Segundo a revista Glosas, especializada em música clássica, para Itália viajam 30 membros do coro Viana Vocale que se vão juntar a mais de 70 coralistas de 13 nacionalidades distintas.
Para além de Portugal, o coro integra elementos de Espanha, Colômbia, Estados Unidos da América, Áustria, França, Hungria, México, Grécia, Turquia, Sul de África, Bélgica e Taiwan, entre outros.
Para acompanhar o coro internacional haverá uma orquestra, também ela formada por elementos dos diversos países que participam no festival com um total de 90 instrumentistas. Neste sector, apenas estarão presentes três elementos portugueses.
O grupo coral Viana Vocale nasceu em 1997 e tem tido um atividade regular desde então. Presentemente, conta com cerca de 70 cantores, alunos e ex-alunos da Academia de Música de Viana do Castelo, que interpretam, essencialmente, obras sinfónicas do reportório clássico e romântico.
Esta não é a primeira vez que o coro português participa em festivais internacionais, sendo que já colaborou em projetos além-fronteiras, sobretudo Espanha e Itália, onde estará mais uma vez presente.
Durante o Festival de Música “La Via dei Concerti” será apresentado “um repertório sacro e profano dividido em três programas distintos, onde se encontrarão obras corais como Gloria de Rutter, Chichester Psalms de Bernstein, Litanies à la Vierge noire de Poulenc, ou Marina de Theodorakis”, refere a revista Glosas.
O último concerto realizar-se-á no dia 24 de Julho, sendo que a organização do Festival de Música “La Via del Concerti” decidiu integrá-lo nas actividades da EXPO 2015, que este ano decorre em Milão.
Sugerida por Lúcia Maciel