Assinado por Rick Steves, o artigo refere-se à cidade de Coimbra como sendo uma espécie de Oxford ou Cambridge portuguesa, devido ao seu ambiente estudantil e por ser a região com mais tradição académica.
O cronista fala da cidade como sendo uma 'mini-Lisboa', na qual se pode encontrar “tudo o que há de urbano em Portugal, sem a intensidade e stress das grandes metrópoles”, refere.
O autor aconselha os visitantes a passearem pelo emaranhado de “ruas estreitas e em pedra” desta cidade “colorida”, pejadas de tascas e lojas típicas.
A biblioteca da Universidade, considerada pelo autor como “uma das mais belas da Europa”, o Museu Machado de Castro e o Mercado Municipal são “imperdíveis” para quem se aventura à descoberta da cidade, diz Rick.
Também o fado, “o estilo de música mais popular em Portugal”, merece destaque nos artigo. “Ao contrário do fado que é cantado em Lisboa, onde as canções falam sobre amor, perda e desespero, em Coimbra é comum cantarem-se temas relacionados com os estudantes”, explica Rick Steves.
“Podemos assistir a espetáculos em casas de fado ou podemos tropeçar em bandos de estudantes que vagueiam pelas ruas fazendo serenatas, vestidos com as suas capas pretas”, afirma o cronista canadiano, considerando que esta “música melancólica perfeita para terminar o dia na cidade única de Coimbra”.
Para ver o artigo completo (em inglês) clique AQUI. .
Notícia sugerida por Maria da Luz