Um copo de vinho inteligente, pensado por uma empresa portuguesa, foi recentemente distinguido pelo júri numa das feiras de vinhos mais conceituadas da Alemanha, a Wbis. O mesmo permite recolher toda a informação dos vinhos provados numa feira, at
Um copo de vinho inteligente, pensado por uma empresa portuguesa, foi recentemente distinguido pelo júri numa das feiras de vinhos mais conceituadas da Alemanha, a Winebiz. O mesmo permite recolher toda a informação dos vinhos provados numa feira, através de um chip que cria uma lista de todos os produtores visitados em cada evento.
Trata-se de uma criação 100% portuguesa, da autoria do 'Adegga', um projeto online promotor de eventos ligados ao vinho. Sob a forma de um “copo normal de prova”, o Smart Wine Glass visa “facilitar o negócio aos produtores, tendo já garantias de exportação”.
O mesmo conta com um chip adicionado que, mais tarde, revela ao seu utilizador a lista de vinhos provados e dos produtores a que pertencem. “Basicamente, quando uma pessoa vai a uma prova, esta associa o seu e-mail ao copo de prova e à medida que vai provando os vinhos e que vai visitando as várias mesas do evento, vai marcando aquelas que quer recordar mais tarde”, explica André Ribeirinho, responsável pelo Adegga, à SIC.
Para isso, os consumidores só precisam de passar os copos nos respetivos sensores. “No final do evento, o utilizador recebe confortavelmente um e-mail com a lista de todos os produtores que visitou e fez questão de guardar”, conclui. O Smart Wine Glass vem, assim, substituir as notas e fotografias que os visitantes das feiras têm o hábito de registar para, mais tarde, recordar as provas.
Recentemente, na Alemanha, a inovação mereceu as honras do júri, sendo distinguida com um prémio que atirou o trabalho destes portugueses para as bocas do mundo.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes