O Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, abre portas ao público a partir da próxima segunda-feira, anunciou a Santa casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).
O Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, abre portas ao público a partir da próxima segunda-feira, anunciou a Santa casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), proprietária do edifício, antigo palácio dos Condes de Avintes.
O Convento, no Bairro Alto, esteve ocupado nas últimas décadas pelasIrmãs da Província Portuguesa da Congregação da Apresentação de Maria, que viviam no Convento desde 1943, que “diligenciava o recolhimento de jovens carenciadas”.
A construção do templo, dedicado a São Pedro de Alcântara, “sofreu alterações nos séculos XVIII e XIX, revelando uma arquitetura marcadamente religiosa, dos franciscanos capuchinhos arrábidos”, segundo fonte da SCML citada pela agência Lusa.
A sua edificação deve-se ao 1.º marquês de Marialva e 3.º conde de Cantanhede que, em 1665, na Batalha de Montes Claros, no âmbito das Guerras da Restauração, fez um voto de fundar um convento dedicado a São Pedro de Alcântara, caso vencessem os portugueses.
A SCML, em comunicado, realça “os altares em talha dourada, a iconografia franciscana, o teto pintado em 'grissaille' [simulando cartelas em baixos-relevos] e a pintura em marmoreado das paredes”.
Aberta aos visitantes estará também a Sala do Brasão, “atualmente ornamentada por quadros dedicados à vida da Virgem Maria, que ostenta no teto as armas da Misericórdia de Lisboa, a quem foi entregue a posse do convento, em 1833”.
O convento, classificado como “Conjunto de Interesse Público”, será aberto gratuitamente ao público todos os dias e terá visitas guiadas, em diferentes línguas, incluindo o português, com o custo de 2,5 euros, a partir do dia 08 de Outubro.