Até 17 de abril de 2019, o projeto INOV C 2020, visa projetar a região enquanto referência nacional na criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D.
No seguimento do trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Estratégico INOV C [2010-2015], o projeto INOV C 2020 pretende consolidar um Ecossistema de Inovação, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e setorialmente orientadas para as necessidades específicas de cada projeto inovador e empreendedor.
Ontem, 11 de julho, foi apresentado o INOV C 2020 na sede da CCDRC, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em Coimbra. A sessão contou ainda com o lançamento dos 26 projetos inovadores promovidos pelo consórcio.
Amílcar Falcão, vice-reitor da Universidade de Coimbra, marcou presença na sessão e afirmou que agora o consórcio está concentrado em “encher os edifícios, a mobilizar as pessoas e a criar dinâmicas”. Esta é a altura certa para “consolidar um ecossistema de inovação, aberto e inclusivo”.
De acordo com Amílcar Falcão, a aposta é integrar “uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas” que sejam “orientadas para as necessidades específicas de cada projeto inovador e empreendedor”. São 500 os parceiros complementares ao projeto e segundo o vice-reitor estão “todos alinhados” para alcançar os objetivos do consórcio.
Desde a criação do INOV C, foram criadas 38 empresas, 17 empresas de base tecnológia (spin-off) e submetidos 53 patentes ou pedidos de patente.
O conteúdo Consórcio Inov C 2020 aparece primeiro em i9 magazine.