No quadro do programa Horizonte 2020, sob a responsabilidade do Comissário Carlos Moedas, o Conselho Europeu de Inovação (EIC) vai premiar quatro projetos de investigação com mão portuguesa. ChipAI, FishAI, NeuroStimSpinal e NOVIRUSES2BRAIN são quatro dos 38 projetos de investigação premiados ao todo, num valor total de 124 milhões de euros. O financiamento é atribuído sob o braço FET Open do EIC, que premeia tecnologias emergentes e de futuro.
Investigação, Ciência e Inovação, responsável pelo Horizonte 2020, disse: “Com o Conselho Europeu de Inovação, apoiamos tecnologias disruptivas que são fundamentais para revelar muitos dos segredos que nos podem trazer uma sociedade e um futuro melhores. Estamos a investir em ideias inovadoras e nas pessoas que estão por detrás delas. É com este investimento que vamos criar novos mercados no futuro.”
São sete os beneficiários portugueses inseridos nestes quatro projetos vencedores:
-O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e a FCIENCIAS.ID – Associação para a Investigação e -Desenvolvimento de Ciências, pelo projeto ChipAI
-A Biofabics, pela investigação no FishAI
-A Universidade de Aveiro, a Graphemest e a Stemmatters, Biotecnologia e Medicina Regenerativa, pelo trabalho no NeuroStimSpinal
-O Instituto de Medicina Molecular, pelo projeto NOVIRUSES2BRAIN
Nesta primeira ronda de financiamento, o FET Open recebeu 375 propostas e atribuiu financiamento a 236 beneficiários de 23 países europeus.
O conteúdo Conselho Europeu de Inovação premeia investigadores em Portugal aparece primeiro em i9 magazine.