A dieta mediterrânica, que integra a lista de património mundial da UNESCO desde 2013, é o tema do novo passatempo fotográfico lançado pela Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve.
A dieta mediterrânica, que integra a lista de património mundial da UNESCO desde 2013, é o tema do novo passatempo fotográfico lançado pela Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve.
Os amantes da fotografia são, uma vez mais, desafiados a pegar nas máquinas e a disparar para ganhar prémios e têm até ao fim de Agosto para participar. Depois de um passatempo dedicado ao património do Algarve, a organização quer agora promover a identidade mediterrânica da gastronomia regional.
Para participar na competição é possível fotografar de tudo um pouco, desde que diga respeito a esta dieta e ao estilo de vida que ela representa, que abrange, no fundo, práticas produtivas e extrativas como a agricultura e as pescas, formas de preparação e de consumo dos alimentos, festividades, tradições orais e expressões artísticas.
Em resumo, explicam os promotores do concurso, quem tenha registos de varejadores de oliveiras, de pescadores e de pescado, de frescos nos mercados, dos pastores e do seu gado, da tradição da vinha e do vinho, do convívio prolongado à mesa ou de festividades que se repetem ano após ano está convidado a participar, bem como quem tenha uma boa imaginação que lhe permita retratar outros momentos associados à dieta mediterrânica.
O passatempo «Raízes mediterrânicas no Algarve – do passado ao presente» irá prolongar-se até 29 de agosto. Cada concorrente poderá apresentar três fotografias, que deverão ser acompanhadas pelo preenchimento de um formulário próprio disponível em www.turismodoalgarve.pt, sítio onde também se encontra o regulamento para consulta.
As imagens a concurso serão carregadas online, na página www.facebook.com/VisitAlgarve, para que sejam votadas de 8 a 19 de setembro pelos internautas, através da atribuição de “gostos”, correspondendo os mesmos a uma ponderação de 30% sobre o resultado final (os restantes 70% são da responsabilidade de um júri).
Os vencedores só serão conhecidos no início de Outubro, altura em que se atribuirão os prémios. O primeiro lugar dá direito duas noites de alojamento para duas pessoas num hotel do grupo Luna Hotels & Resorts e a um conjunto de três peças do ceramista Jorge Mealha.
Quem ficar em segundo lugar terá como recompensa duas noites de alojamento para duas pessoas no aldeamento Pedras d’el Rei, a par de um passaporte de entrada gratuita em monumentos do Algarve e o terceiro classificado receberá merchandising da marca Algarve e um cheque de oferta de publicações da Direção Regional de Cultura no valor de 25 euros.
Passatempo quer dar visibilidade à dieta mediterrânica
“O passatempo tem o mérito de dar visibilidade à dieta mediterrânica, inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, e ao Algarve em simultâneo, já que ele é o cenário obrigatório de todas as fotografias candidatas”, afirma Desidério Silva, presidente da RTA, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
“Além disso, esta é uma forma de divulgarmos a região: a promoção do destino também deve passar hoje em dia pelas redes sociais, onde temos presença sobretudo através do Twitter e do Facebook”, defende o responsável.
O grupo Luna Hotels & Resorts e o aldeamento turístico Pedras d’el Rei são os parceiros estratégicos da RTA e da Direção Regional de Cultura do Algarve nesta iniciativa.
Comentários
comentários