Das 67 equipas participantes no Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, foram selecionadas 12 finalistas. De 6 a 8 de abril, estas 12 equipas participaram num bootcamp, onde tiveram um primeiro contacto com várias ferramentas de gestão e sessões de formação necessárias ao desenvolvimento das suas ideias de negócio.
Entre os selecionados encontram-se projetos que têm como objetivo promover a comunicação entre as comunidades e a administração local, permitir a participação ativa na formulação de políticas urbanas, sensibilizar os mais jovens para a leitura, consciencializar os cidadãos e prevenir problemas de saúde ou até mesmo facilitar o acesso a serviços de moda, bem-estar e restauração.
Até 27 de abril, as equipas finalistas participarão em sessões individuais de coaching que serão seguidas por apresentações – intermédia e final – a um conjunto de júris. O júri destas sessões irá determinar os vencedores do Concurso após assistir às apresentações finais das equipas.
Serão atribuídos aos vencedores o Prémio “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” de 6.000€ (para projetos de base tecnológica e digital) e o Prémio especial “Democracia Digital” de 4.000€ (para projetos de base tecnológica e digital que promovam a capacitação cívica e a participação ativa dos cidadãos na vida democrática).
Há ainda muitos outros prémios e benefícios – incubação, mentoria, capacitação, acesso a redes de especialistas, divulgação nacional e internacional, bolsas de estudo, vouchers de serviços, workshops, etc. – oferecidos por mais de uma dezena de parceiros da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
Os 12 projetos finalistas do Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” são os seguintes:
. Dr. Travel
Uma plataforma online que fornece serviços de aconselhamento médico orientado para as atitudes e precauções a ter antes, durante e após uma viagem, permitindo o contacto direto com profissionais de saúde.
. Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality
Um projeto que tem como objetivo a promoção e integração social, económica e cultural das comunidades estrangeiras residentes no concelho de Oliveira do Hospital.
. Buildtoo
Um software de coordenação e acompanhamento de projetos e obras, desenhado para investidores/proprietários e gestores de projeto.
. LUPA – Laboratório Urbano Participado
O projeto Laboratório Urbano Participado pretende ser um agente intermediário de governança participativa na formulação de políticas urbanas.
. MISK
Uma aplicação que recomenda restaurantes em menos de um minuto, permitindo descobrir sítios novos em cada cidade e região.
. myPolis
Uma aplicação que pretende melhorar a comunicação entre políticos e cidadãos, através da qual se pode votar em propostas, reportar ocorrências e enviar mensagens.
. Inople
O projeto Inople pretende educar, consciencializar e prevenir a diabetes através de jogos para dispositivos móveis.
. Jornalíssimo
Pretende sensibilizar crianças e jovens para a importância de estarem informados sobre o mundo em que vivem através dos media, tendo em conta duas dimensões: leitura e produção escrita e audiovisual.
. RUMO
Uma plataforma online de serviços de saúde e bem-estar exclusiva para emigrantes.
. ZeroDegrees Health
Uma plataforma digital que tem como missão capacitar doentes auto-imunes a obterem diagnósticos mais rapidamente e a encontrarem melhores tratamentos.
. FuelSave
Uma aplicação para prestar formação em tempo real aos motoristas de camiões das transportadoras de mercadorias e logística, permitindo uma poupança até 20% em combustível e emissões de CO2.
. Glam To Glam
Uma plataforma que possibilita a compra e venda de artigos de moda em segunda mão de forma fácil, confidencial e segura.
Mais informações em www.bolsadoempreendedorismo.pt/blog
O conteúdo Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” da Comissão Europeia aparece primeiro em i9 magazine.