Ao todo estão em exibição mais de quatro dezenas de bonecos da autoria de várias instituições concelhias que, este ano, homenageiam as profissões tradicionais.
Por estes dias, a Praça da República, em Felgueiras, acolhe a chegada da Primavera com um concurso de espantalhos que está a colorir as ruas do município. Ao todo estão em exibição mais de quatro dezenas de bonecos da autoria de várias instituições concelhias que, este ano, homenageiam as profissões tradicionais.
Desde ardinas a agricultores, passando por tecedeiras, carpinteiros ou engraxadores, a criatividade foi o limite da criação. e juntou mais de 45 instituições sem fins lucrativos públicas e privadas.
De acordo com a vereadora da cultura, a ação “visa recuperar e dinamizar uma tradição que se vai perdendo em Felgueiras, sensibilizar a comunidade local para o costume da feitura do espantalho, alertar para uma maior consciência ecológica, estimular a aptidão artística, a criatividade e o espírito crítico”.
Segundo Carla Meireles, uma vez que estão em causa trabalhos conjuntos, a iniciativa reveste-se de uma importância ainda mais significativa em termos sociais. “A interação entre gerações é fundamental para o crescimento intelectual do ser humano”, defendeu a autarca.
Além de relembrar a tradição, a autarquia aproveita, assim, para celebrar também o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que se assinala em 2012.