Está a decorrer, até 08 de julho, um projeto inédito em Portugal que desafia os limites da criatividade e da imaginação dos portugueses. O objetivo é encontrar ideias para melhorar ou “refrescar” os bairros do país. As melhores ideias recebem um prémio de 10 mil euros.
O Pepsi Refresh Project nasceu nos E.U.A. em 2010. O sucesso da iniciativa levou a marca a lançar uma 2.ª edição no país de origem e a expandir a ideia a nível internacional.
O “desafio refrescante” da Pepsi chega, assim, a Portugal, e pede aos portugueses que apresentem as ideias mais originais para tornarem o seu bairro um espaço mais apetecível para todos. O Pepsi Refresh Project atribuirá 10.000€ a cada uma das ideias vencedoras, para que possam ser concretizadas.
No site da inciativa já estão disponíveis para consulta cerca de 150 propostas que passam, por exemplo, por reanimar jardins abandonados ou criar parques infantis com áreas de piquenique.
Para João Gonçalves, responsável pelas marcas de bebidas da PepsiCo em Portugal, o projeto é “acima de tudo, um desafio que ajuda os jovens a concretizarem ideias e sonhos que, de outra forma, não passariam disso mesmo”.
“Queremos pôr os portugueses a olhar pela janela logo de manhã e a magicar como podem dar vida e cor aquele espaço subaproveitado ou aquele monumento entediante no centro da praça”, acrescenta.
As ideias para refrescar o bairro podem ser apresentadas à Pepsi até 8 de julho em http://www.pepsi.pt.
Votação do público
No final da fase de “audição” inicia-se o Knock Out, durante o qual decorrerão cinco eliminatórias onde o grupo das melhores ideias será reduzido, através da votação do público, a 50 (9 a 13 de Julho), posteriormente a 40 (14 a 21 de Julho), a 30 (22 a 29 de Julho), a 20 (30 de Julho a 6 de Agosto) e a 10 (7 a 14 de Agosto).
O poder de decisão final fica nas mãos de um grupo de jurados composto por Diogo Dias, Carolina Torres e Salvador Martinha.
Paralelamente ao desafio principal (‘Refresca o teu Bairro’), o Pepsi Refresh Project vai lançar, ao longo dos seus três meses, desafios mais pequenos que pretendem refrescar mais que o bairro – “Transportes Públicos”, “Refresca um Carro”, “Refresca o Amor”, entre outros. A ideia vencedora em cada desafio será premiada com 500€.