O compositor português Nuno Dario conquistou um prémio de mérito (Award of Merit) internacional graças a uma composição original para filme. O galardão foi atribuído no âmbito da competição norte-americana Global Music Awards.
O compositor português Nuno Dario conquistou um prémio de mérito (Award of Merit) internacional graças a uma composição original para filme. O galardão foi atribuído no âmbito da competição norte-americana Global Music Awards, cujos resultados foram dados a conhecer esta semana.
A composição vencedora intitula-se “Earth Is Home”, tem a duração de 10 minutos e junta instrumentos acústicos com eletrónica, de acordo com esclarecimentos dados à agência Lusa pelo português.
Segundo Nuno Dario, a peça musical destina-se à banda sonora de “um documentário de ficção sobre as alterações climáticas”, cujo título e realizador ainda não pode divulgar porque, uma vez que ainda não foi distribuído, as regras dos EUA não o permitem.
O compositor falou, no entanto, da sua obra, afirmando trata-se de uma composição “exploradora, que desafia as fronteiras entre os géneros musicais enquanto mantém a plena funcionalidade com a imagem”.
Nuno Dario tem 38 anos e nasceu em Lisboa. Licenciado em composição na Escola Superior de Música de Lisboa, especializou-se em composição para cinema na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e na Royal Holloway, em Londres.
O português ganhou também o BMI/Jerry Goldsmith Scholarship Award, uma bolsa criada em homenagem ao compositor das bandas sonoras de Twilight Zone, O Caminho das Estrelas, Poltergeist ou LA Confidential, atribuída anualmente a um único aluno de composição da UCLA.
Clique AQUI para aceder à página dos Global Music Awards (em inglês), onde poderá consultar a lista completa de vencedores.