No total, o edifício desenhado por Cláudio Sat representa um investimento de 12 milhões de euros. Todas as salas dispõem de quadros interativos, computadores fixos e portáteis, bem como internet sem fios (tecnologia wireless). Os alunos – que integram o primeiro e segundo ciclos do ensino básico – usufruem ainda de salas temáticas dedicadas à ciência, música e multimédia.
A criação do programa “Desenvolve o teu talento” – no âmbito do qual os alunos podem optar por áreas como Música, Artes Plásticas, Teatro e Palavras Criativas, Artes Circenses, Ballet, Hip-hop, Judo, Artes Audiovisuais e Ciência Divertida -foi certamente determinante para atrair a atenção da OCDE.
Em setembro do próximo ano, aquele organismo edita o 4º. Compêndio de Instalações Escolares Exemplares, onde o Complexo dos Arcos vai figurar. “É uma honra figurarmos num compêndio que inclui as melhores escolas do mundo”, referiu o presidente da Cãmara de Óbidos, Telmo Faria, em declarações à agência Lusa.
Orgulhoso está também o arquiteto Cláudio Sat, para quem a distinção da escola de Óbidos se deve “não apenas à qualidade do edifício em si” mas também “ao modelo de complexo, que implica uma função mais lata de relação com a comunidade”.
O Complexo dos Arcos está estrategicamente localizado junto ao estádio, pavilhão e piscinas municipais de Óbidos (onde as crianças desenvolvem atividades) e dispõe igualmente de um pavilhão desportivo utilizado pelas coletividades do concelho e de um bar aberto à comunidade educativa.
[Notícia sugerida pela utilizadora Céu Guitart]