Descubra Como é a educação em Portugal? onde se segue um excelente modelo de ensino que é referência para muitas outras nações do mundo, graças aos constantes avanços nas provas voltadas à cooperação e ao desenvolvimento econômico deste país.
Educação em Portugal
Portugal é um dos destinos perfeitos para estudar, por ter um modelo de ensino de qualidade, que se caracteriza pela aplicação dos testes PISA da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, que orientam avanços constantes no seu modelo educativo.
É um dos poucos países que marcou uma trajetória incrível e positiva no aprimoramento de áreas como leitura, ciências e matemática; Ao mesmo tempo, possui uma ampla variedade de alternativas educacionais, disponíveis em academias públicas e privadas, nas quais oferecem programas e diplomas reconhecidos.
O sistema educativo português está dividido em etapas que são percorridas ao longo da preparação de cada um dos seus cidadãos, tais como:
- Pré-escola, para crianças menores de seis anos.
- Básico, com duração de nove anos, dotado de 3 etapas e cumprimento obrigatório.
- Secundário, tem a duração de três anos de formação educativa; sendo obrigatório até o 12º ano.
- Superior, a cargo de politécnicos e universidades, onde um título ou grau é escolhido dentro da carreira ou faculdade escolhida.
Este sistema educativo é governado pelo Estado através do Ministério da Educação e Ciência; o ensino público é o mais difundido, apesar de possuir importantes escolas particulares que abrangem diferentes níveis de ensino.
Dentro de cada ciclo do ensino básico, os alunos realizam dois ciclos de provas sobre os conhecimentos adquiridos e um exame nacional para o terceiro deles.
A educação de nível médio tem um sistema baseado em organização própria; que permite aos alunos frequentarem cursos de formação equivalentes ao nono ano, para além de cursos profissionalizantes que os colocariam no terceiro e último ano deste ciclo, sendo esta uma das novas oportunidades de formação no ensino em Portugal.
Refira-se que os alunos do ensino secundário têm a possibilidade de realizar a sua instrução tanto de dia como de noite; permitindo-lhes ter tempo suficiente para se dedicarem a uma atividade laboral, caso necessitem ter renda econômica para seus estudos ou para o sustento de sua família.
Existem 1.290 universidades em Portugal; o mais antigo estabeleceu-se pela primeira vez em Lisboa e depois mudou-se para Coimbra; No entanto, a que alberga o maior número de alunos é a Universidade do Porto, que tem o maior corpo docente de toda a Europa.
O ensino português adoptou o Processo de Bolonha, que liga os diferentes sistemas de qualificação em oito níveis de aprendizagem comuns a todas as instituições educativas europeias, admitindo em cada uma delas, certificados desde a preparação escolar até ao doutoramento.
No quadro dos avanços progressivos do ensino em Portugal, está a ser incorporado na Universidade do Porto, área onde se encontra o maior centro de ciências da vida, no qual se encontram faculdades como a farmácia e institutos como o de ciências biomédicas Abel Salazar.
Todo esse sistema inovador no campo educacional ao longo dos anos vem conseguindo aumentar a taxa de alfabetização total do país; que os portugueses frequentam quase 100% do ensino primário e que pelo menos 20% deles concluam os estudos a nível universitário.
Portugal é um dos países que oferece maior número de alternativas de estudo para estudantes internacionais; o que indica que sua formação é de qualidade e representa uma formação integral, para aqueles que se destacam como profissionais em qualquer área da vida.
Sem dúvida, todas as estratégias que são implementadas com o objetivo de melhorar a qualidade da educação, ampliar o acesso a este importante recurso e oportunidades de estudo são benéficas para a preparação de cidadãos que representam o futuro do país e de Portugal. do que pode ser alcançado quando há um interesse real em uma vida melhor.
O conteúdo Como é a educação em Portugal? aparece primeiro em i9 magazine.