Através desta iniciativa, a Comissão adota medidas para continuar a liderar o combate às alterações climáticas e a aplicar o Acordo de Paris, assinalando claramente aos mercados de capitais e aos investidores que a transição global para uma economia moderna e não poluente veio para ficar.
Segundo o Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker: «A Europa deve continuar a liderar o combate às alterações climáticas, tanto no seu território como em todo o mundo. Temos de fazer avançar a modernização da economia e da indústria na Europa, a fim de alcançar os objetivos ambiciosos fixados para proteger o nosso planeta. No intuito de viabilizar soluções a longo prazo que permitam reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa, é essencial conjugar a realização de investimentos públicos e privados em novas tecnologias inovadoras no domínio das energias limpas. Para que a Europa possa dispor de um futuro suscetível de assegurar o bem-estar de todos os seus cidadãos, é necessário que seja respeitadora do clima e sustentável.»
O Vice-Presidente da Comissão responsável pela União da Energia, Maroš Šefčovič, declarou: «A envergadura e a celeridade das medidas que se impõem para atingir os nossos objetivos climáticos exigem ideias inovadoras e ações arrojadas. Este novo veículo de investimento público-privado não só foi criado em tempo recorde, como constituirá também um exemplo da conjugação dos esforços que desenvolvemos para acelerar a inovação de ponta na Europa.»
O Comissário responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, acrescentou o seguinte: “Estamos a respeitar o compromisso que assumimos no sentido de estimular a cooperação entre os setores público e privado em prol do financiamento da inovação no domínio das energias limpas. O fundo de 100 milhões de EUR será direcionado para intervenientes inovadores e empresas da UE que sejam suscetíveis de assegurar reduções significativas e duradouras nas emissões de gases com efeito de estufa.”
O Presidente da Breaking Energy Ventures, Bill Gates, afirmou: “Precisamos de novas tecnologias para evitar os piores efeitos das alterações climáticas. A Europa demonstrou uma liderança exemplar mediante a realização de avultados investimentos na I&D. Os cientistas e empresários em vias de desenvolver soluções inovadoras para combater as alterações climáticas requerem capitais para criar empresas em condições de introduzir essas inovações no mercado mundial. O fundo Breakthrough Energy Europe foi concebido para assegurar a mobilização desses capitais.”
O referido fundo associa o financiamento público e o capital de risco a longo prazo, para que os resultados da investigação e da inovação no domínio das energias limpas se possam incorporar no mercado de forma mais rápida e eficiente. Dispondo de uma capitalização de 100 milhões de euros, o fundo irá centrar-se na redução das emissões de gases com efeito de estufa e na promoção da eficiência energética nos setores da eletricidade, dos transportes, da agricultura, da indústria transformadora e dos imóveis. Trata-se de um projeto-piloto que pode servir de modelo para iniciativas semelhantes noutros domínios temáticos.
Prevê-se que Breakthrough Energy Europe deverá estar operacional em 2019. Metade do capital será assegurada pela Breakthrough Energy e a outra metade pelo InnovFin, ou seja, pelos instrumentos financeiros com partilha de riscos financiados pelo atual programa de investigação e inovação da UE, Horizonte 2020.
O conteúdo Comissão Europeia e Bill Gates lançam fundo de investimento de 100 milhões euros para energias limpas aparece primeiro em i9 magazine.