Alessandra Silveira tornou-se, assim, a única portuguesa a ter alcançado o feito este ano. A Escola de Direito da Universidade do Minho recebe também pela primeira vez a Cátedra, vendo reconhecida a excelência do seu ensino e a investigação na área, refere o comunicado enviado ao Boas Notícias.
A professora mostrou-se muito satisfeita com a conquista, revelando que a mesma distingue todos, “em especial os docentes e alunos do mestrado em Direito da UE, os investigadores do Centro de Estudos em Direito da UE (CEDU) e, naturalmente, a Escola de Direito da Universidade do Minho”. A Cátedra acaba por ter impacto nacional e internacionalmente, frisa Alessandra, particularmente nos domínios científicos transversais e integradores.
Luso-brasileira, Alessandra Silveira, de 39 anos, doutorou-se em Direito (Ciências Jurídico-Políticas) na Universidade de Coimbra. Atualmente no Minho, a docente concilia a direção do CEDU com a coordenação do mestrado em Direito da UE. Entre as suas conquistas destacam-se o Prémio de Mérito à Docência 2009, atribuído pela Reitoria da Universidade do Minho, e a homenagem de que foi alvo por parte da Ordem dos Advogados do Brasil.
O Programa Jean Monnet tem como objetivo reforçar a docência e a investigação sobre a integração europeia nas universidades, quer nos Estados-Membros como noutros países. É cofinanciado pela Comissão Europeia, através da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency.