Um relatório trimestral divulgado, dia 21 de Dezembro, pela Comissão Europeia refere que a recessão acabou na Zona Euro. Apesar do optimismo, em Portugal, a actividade económica e a confiança dos consumidores sofreu um recuo.
Um relatório trimestral divulgado, dia 21 de Dezembro, pela Comissão Europeia refere que a recessão acabou na Zona Euro. Apesar do optimismo, em Portugal, a actividade económica e a confiança dos consumidores sofreu um recuo.“No terceiro trimestre, a economia da Zona Euro cresceu 0,4% em relação ao trimestre anterior, o que marca o fim da recessão, após cinco trimestres negativos consecutivos”, lê-se no relatório ontem divulgado, mas que apenas confirma o número já avançado por Bruxelas no dia 3.
Para Portugal, no entanto, Bruxelas mantém a recomendação da necessidade de consolidação das finanças públicas a médio prazo.
A Comissão Europeia prevê, por outro lado, que o Produto Interno Bruto (PIB) dos 16 países da Zona Euro, sofra, este ano, uma contracção de 4%, segundo as previsões do Outono, o que representa a maior quebra na produção após a II Guerra Mundial.
No relatório, Bruxelas considera que a retoma da actividade na Zona Euro reflecte a melhoria da economia internacional, dos mercados financeiros e da confiança.
A Comissão Europeia sublinha, no entanto, que as perspectivas se mantêm incertas “na medida em que a retoma é sustentada pelas ajudas massivas concedidas pelos estados e os bancos centrais em todo o mundo”. A Comissão expressa ainda preocupação pelo crescimento, “ainda que mais moderado”, do desemprego, que considera “uma fonte de inquietação social e económica”.