Um bolo de alfarroba preparado em cinco minutos, um 'tabule' de quinoa, uma salada de couve roxa com maçã, cestinhos de legumes com frutos secos e uma deliciosa maionese de soja foram algumas das receitas que Gabriela ensinou a preparar, na apresentação oficial do livro, que decorreu no final de Abril, no café restaurante da Cinemateca, 39 Degraus, em Lisboa.
Depois do sucesso de “Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar”, Gabriela Oliveira apresenta “Cozinha Vegetariana para Quem Quer ser Saudável” com receitas vegetarianas feitas com ingredientes que todos nós podemos facilmente encontrar.
O livro tem também uma introdução preciosa, que ensina aqueles que querem fugir da carne e do peixe a compensar eventuais falhas nutritivas, optando por alimentos que reforçam as proteínas e o cálcio.
Além do sabor (que não desilude nem os maiores defensores da cozinha mais tradicional, leia-se, 'com carne'), os pratos de Gabriela conquistam-nos pelo seu aspeto. Aliás, na sessão, a autora comentou que uma das decisões mais difíceis, durante a edição, foi escolher a foto que faria a capa do livro – e bastará percorrer estas páginas cheias de cor para perceber que não pode ter sido uma escolha fácil.
A quinoa, o bulgur, o tofu e o seitan mas também ingredientes vulgares como o feijão, o grão, as favas ou, até, as urtigas são algumas das estrelas destas receitas 100% vegetarianas. Abaixo fica uma das propostas de Gabriela, Bolinhas energéticas ideais para o lanche.
Bolinhas energéticas de figo
10 figos
10 tâmaras
1 c. sopa de bagas goji
1/2 chávena de amêndoa ralada
1 c. chá de canela em pó
1/2 chávena de raspa de limão
canela, coco ou farinha de alfarroba para envolver
Preparação
1. Corte os figos em pedaços (se estiverem muito secos passe-os por água).
2. Triture todos os ingredientes num triturador até obter uma pasta. Molde bolinhas e passe-as por canela, coco ou farinha de alfarroba. Conservam-se 15 dias no frigorífico.
Sobre a autora
Para além do gosto por escrever e comunicar, Gabriela Oliveira adora o desafio de criar receitas. Participa em eventos e realiza regularmente workshops de cozinha vegetariana. Criou a marca Vegan Food e continua a imaginar um mundo melhor.