Desenvolvido pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) em parceria com a Portugal Telecom, o novo método permitirá fazer pagamentos por telemóvel. Este serviço surge como medida de redução dos custos associados às taxas cobradas nos cartões, situação que levou os supermercados Pingo Doce a anunciar que a partir de 1 de Setembro só aceitará pagamento por multibanco para compras superiores a 20 euros.
Segundo avança o Diário Económico, o novo meio de pagamento foi confirmado pelo secretário-geral da AHRESP. Em declarações àquela publicação, José Manuel Esteves revelou que o “AHRESP Wallet” será um produto alternativo aos meios de pagamento eletrónicos e permitirá pagar as compras através dos telemóveis”.
O sistema está, neste momento, a ser criado de modo a reduzir os constrangimentos para os clientes e solucionar o problema das taxas de serviço dos cartões. Anualmente, as taxas de serviço cobradas pelos restaurantes e hotéis são de aproximadamente 85 milhões de euros.
Uma vez que a Autoridade da Concorrência não emitiu qualquer parecer favorável face às queixas apresentadas pelos setores de restauração e distribuição neste âmbito, José Manuel Esteves afirma ser essencial encontrar alternativas operacionais que se traduzam noutras formas de pagamento, como a “AHRESP Wallet”.