O site foi criado por um arquiteto inglês Barnaby Gunning, especialista em 3D na internet, casado com uma natural da cidade de Áquila. Confrontado inúmeras vezes depois da tragédia com o pergunta “Come facciamo?” – como fazer? – para reconstruir uma cidade com as caraterísticas únicas de Áquila, Gunnig criou uma resposta possível e um passo importante para a reconstrução da memória histórica do passado, do presente e do futuro da cidade italiana.
Para contribuir para esta resposta os habitantes de Áquila, os italianos e turistas que tenham fotografias da cidade antes e depois do terremoto são convidados a disponibilizá-las no site, para que, a partir de algumas das ferramentas disponibilizadas pela Google, se parta para a representação de Áquila de forma fiel ao que foi, ao que é e como se pretende que fique depois da reconstrução.
Gunning espera assim que este instrumento seja utilizado pelos arquitetos e entidades envolvidas na reconstrução desta cidade com sete séculos de história e pela população em geral de modo a permitir também recuperar a arquitetura original de Áquila.
“Ligar o mundo real com o virtual é a melhor forma de pôr o destino da cidade de volta às mãos dos seus habitantes”, defendeu Barnaby num artigo publicado no Wall Street Journal.
Acrescentou ainda que é preciso apressar a reconstrução da cidade para que não se corra o risco de a cidade perder a vida que a caracterizava antes do terremoto.
Google Maps, Google Building Maker e Sketchup são algumas das ferramentas que vão permitir a reconstrução virtual e acompanhar os desenvolvimentos dos trabalhos na cidade italiana.