O preço dos combustíveis vai descer ligeiramente a partir de segunda-feira, refletindo a queda da cotação média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.
O preço dos combustíveis vai descer ligeiramente a partir de segunda-feira, interrompendo-se, desta forma, a escalada das últimas semanas. A queda reflete a descida da cotação média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.
Segundo dados da Bloomberg, as cotações da gasolina caíram 1,24% e as do gasóleo 2,39%, o que possibilita antever uma diminuição dos preços dos combustíveis na próxima semana. É expetável que o gasóleo tenha uma redução de um cêntimo e a gasolina inferior a um cêntimo, de acordo com informações adiantadas à Lusa por uma fonte do setor.
Esta é a primeira descida nas cotações da gasolina desde a entrada em 2012 e a terceira do gasóleo, tendo a mais recente ocorrido no início deste mês.
Neste momento, o gasóleo custa 1,529 euros/litro nos postos de abastecimento da Galp, BP e Cepsa e 1,534 euros/litro na Repsol. Já a gasolina, está atualmente a 1,744 euros/litro na Galp e na Cepsa e a 1,749 euros/litro na Repsol e na BP.
Desde o início de 2004, o preço médio da gasolina sem chumbo normal já subiu 76,2% e o preço médio do gasóleo mais do que duplicou, tendo aumentado 110,7%. Nessa altura, um litro de gasolina custava, em média, 95 cêntimos, ao passo que o gasóleo saía a 70 cêntimos o litro.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]