Coimbra vai ter a primeira turbo-rotunda de Portugal, cuja construção deverá começar em Fevereiro, tendo como um dos objetivos diminuir acidentes.
Coimbra vai ter a primeira turbo-rotunda de Portugal, cuja construção deverá começar em Fevereiro graças a um acordo entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal.
Trata-se de um conceito recente que tem vindo a ser implementado em alguns países, nomeadamente na Holanda – responsável pelo seu desenvolvimento – mas também na Polónia, na Alemanha e em Itália.
“O principal objetivo é a diminuição dos acidentes. Mas as turbo-rotundas também permitem mais fluidez, maior segurança e melhorias ambientais, por existir menor concentração de dióxido de carbono”, explicou Ana Bastos, professora de engenharia civil e uma das coordenadoras do projeto, ao semanário Expresso.
Segundo a docente, a turbo-rotunda distingue-se de uma rotunda convencional por canalizar “através de lancis, os veículos desde a entrada à saída, de forma mais contínua e mais precisa do que a que se utiliza hoje, evitando entrecruzamentos no anel de circulação”.
A rotunda que será transformada em turbo-rotunda é a da EN111, sendo que, de acordo com informações avançadas pelo jornal, a alteração vai decorrer em duas fases: até Março, a rotuna vai ser alargada para duas vias e, mais tarde, em Agosto, serão construídos os lancis e instalada a sinalização.
“Na Holanda [a instalação de turbo-rotundas] levou a uma redução da frequência dos acidentes superior a 80%”, frisou Ana Bastos, destacando que o sucesso levou o conceito até muitas outras nações.
Agora, as turbo-rotundas chegam finalmente a Portugal. Até Dezembro, a autarquia e o estabelecimento de ensino esperam já estar em condições de avaliar o resultado da mudança.
[Notícia sugerida por David Ferreira]