Arrancou esta terça-feira, em Coimbra, um programa de apoio alimentar para famílias carenciadas batizado "Restaurante Solidário". O projeto visa incentivar os restaurantes do concelho a fornecer diariamente refeições gratuitas a quem mais precisa.
Arrancou esta terça-feira, em Coimbra, um programa de apoio alimentar para famílias carenciadas batizado “Restaurante Solidário”. O projeto, promovido pela autarquia e pela Cáritas Diocesana, visa incentivar os restaurantes do concelho a fornecer diariamente refeições gratuitas a quem mais precisa.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal, João Paulo Barbosa de Melo, revelou que a iniciativa começou com a participação de três restaurantes da cidade, mas a esperança do autarca é a de que “venham a aderir ao programa 30 ou 40 restaurantes ou outras entidades de restauração”.
“Espero que o dia de hoje marque o lançamento de uma pequena semente que vai germinar e transformar-se numa grande árvore de solidariedade. Era importante dar o pontapé de saída para que outros se inspirem e adiram ao projeto”, considerou o autarca.
De acordo com João Paulo Barbosa de Melo, a ideia é que os restaurantes ofereçam, todos os dias, uma refeição gratuita a “uma ou duas famílias” encaminhadas pela Cáritas Diocesana de Coimbra, que selecionará estas famílias consoante o grau de necessidade.
“Estas pessoas vão comer ao restaurante como se fossem clientes normais, estando garantido o sigilo da sua situação”, assegurou o presidente, que ontem assinou o protocolo de colaboração com a Cáritas.
O edil elogiou ainda a atitude das primeiras unidades de restauração a aderir ao projeto, visto que, “mesmo no pior momento da crise que atravessam, tal como o país, ainda assim colaboram para ajudar os outros”.
João Paulo Barbosa de Melo destacou o “espírito solidário” destes empresários, cujos estabelecimentos estarão referenciados através de um autocolante visível do exterior, o que poderá funcionar como um “incentivo para que os outros não se fechem”.