O PoeTryMe, poeta virtual criado em 2014 pelo investigador Hugo Oliveira, da Universidade de Coimbra, já está disponível online. A ideia é brincar com as palavras e proporcionar fragmentos de poesia àqueles que têm menos talento para as palavras.
Já é possível experimentar uma versão simplificada desta plataforma de computação criativa. Além da geração automática de poesia, o PoeTryMe também permite gerar letras para músicas.
Na página do poeta virtual, o utilizador consegue escolher uma série de parâmetros que vão influenciar o poema gerado: a forma, o tipo de estrutura, o número de linhas, as palavras usadas, entre outras opções. Além do português, o sistema também está disponível em espanhol e inglês.
Poeta virtual já está no Twitter
Este sistema de criatividade computacional também já chegou ao Twitter, anunciou a UC no dia em que aquela rede social celebra 10 anos de existência. No Twitter, o PoeTryMe gera, com regularidade, um poema inspirado nos assuntos mais comentados nesta rede social.
Basicamente, explica o seu criador, Hugo Oliveira, “o sistema começa por obter os últimos tweets que mencionam um assunto muito comentado no Twitter. A partir daí, efetua uma contagem das palavras mais usadas, retira o que considera ruído e utiliza os substantivos, verbos e adjetivos mais frequentes como ponto de partida para gerar novos poemas, de forma completamente automática”.
“Testar os limites do sistema e encontrar uma forma automática de criar poemas a partir de diferentes fontes de inspiração virtual” foi a motivação do investigador da UC para alargar o âmbito de atuação do PoeTryMe.
Clique AQUI para gerar o seu poema virtual.