“O que fizemos foi criar as condições ideais, quer em termos físicos quer de monitorização, para podermos vigiar os doentes”, explicou ao Jornal de Notícias o diretor do Serviço de Cardiologia do CHC, Leitão Marques.
A unidade dispõe, aliás, de uma central destinada à vigilância permanente de 16 doentes pela mesma equipa de profissionais.
Presente na cerimónia de inauguração da UCIC, a ministra da Saúde Ana Jorge acredita que a implementação de novos sistemas de diagnóstico, como é o caso da eletrocardiografia digital, representam “muitas oportunidades para melhorar os cuidados [de saúde]”. “Não é por acaso que a Saúde o ano passado ganhou um prémio Simplex”, acrescentou a ministra.
Em declarações ao Jornal de Notícias, Ana Jorge avançou ainda algumas informações acerca do funcionamento de outra unidade, nomeadamente o primeiro hospital pediátrico construído de raiz em Portugal, ainda por inaugurar: “Estamos neste momento a fazer a aquisição do material, que está a chegar diariamente. Estão a fazer testes, a verificar se todos os circuitos e equipamentos funcionam”.
A ministra reconhece que a inauguração da unidade pediátrica “está muito atrasada”, mas espera que possa entrar em funcionamento já no verão.