O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) inaugurou esta quarta-feira uma exposição dedicada a Maria Sklodowska-Curie, a cientista polaca que trabalhou em França e foi a primeira mulher a conquistar um Prémio Nobel.
A mostra acontece no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Química e do centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Curie. A exposição é organizada em colaboração com os Arquivos da Academia das Ciências da Polónia, o Museu de Maria Sklodowska Curie, em Varsóvia, e o Museu Curie, em Paris.
Até ao dia 31 de agosto de 2011, o Museu da Ciência dá a conhecer ao público um conjunto de painéis e um documentário sobre a vida e o percurso científico de Marie Curie, que além de ter sido a primeira mulher a receber um Nobel foi também a primeira pessoa a receber dois Nobel: um de Física, em 1903, pelas suas descobertas no campo da radioatividade e outro de Química, em 1911, pela descoberta dos elementos químicos rádio e polónio.
A exposição “Maria Sklodowska Curie: Madame Curie” faz, também, uma homenagem a três discípulos portugueses da investigadora. Mário Augusto da Silva, Branca Edmée Marques e Manuel Valadares realizaram um estágio no Laboratório Curie do Instituto do Rádio, em Paris, onde se dedicaram à investigação da radioatividade
Além da biografia destes três cientistas, a exposição mostra um conjunto de instrumentos científicos reunidos, em Coimbra, por Mário Silva, representativos do equipamento laboratorial utilizado por Madame Curie e pelos seus discípulos em medições de radioatividade
A exposição disponibiliza, ainda, uma sessão interativa dedicada à radioatividade natural, onde os visitantes podem medir a radioatividade de diversos tipos de rochas e minerais, bem como uma secção sobre as aplicações da radioatividade em Medicina Nuclear.