A partir desta terça-feira, os invisuais que visitem a Universidade de Coimbra têm ao seu dispor o circuito turístico em braille. Produzido pelo Gabinete de Apoio a Necessidades Educativas Especiais, o Roteiro Turístico da UC em braille assume formato A5 e está disponível em duas versões: Português e Inglês. O roteiro é vendido a um preço simbólico de 2,5 euros.
A criação desta ferramenta pretende “tornar a visita aos espaços turísticos da Universidade de Coimbra mais acessível, nomeadamente às pessoas cegas, permitindo-lhes não só acompanharem com mais pormenor as explicações dadas pelos técnicos, mas também guardarem consigo a história e os monumentos e usufruírem de repetidas leituras saboreando este circuito turístico”, afirma Maria Isabel Teixeira, do Gabinete de Apoio a Necessidades Educativas Especiais da UC.
A inclusão social “começa em cada um de nós com pequenos gestos no dia-a-dia e deve ser vista no seu tudo e não fragmentada por áreas de intervenção”, acrescenta a responsável.
“Sendo a Universidade de Coimbra uma universidade setecentista, que alia a tradição à modernidade e referencial na área de investigação, é por si uma instituição humanista consciente da sua influência na sociedade e, por isso mesmo, preocupada com uma sociedade no seu todo, procurando criar as acessibilidades necessárias para a receber”, sustenta.
A Universidade de Coimbra é um dos principais destinos turísticos portugueses. Todos os anos visitam o Paço das Escolas cerca de 500 mil turistas das mais diversas proveniências. Entre outros espaços, o circuito inclui visita à Sala dos Capelos, Sala do Exame Privado, Sala das Armas, Torre, varanda panorâmica, Biblioteca Joanina (piso nobre e intermédio), Capela de S. Miguel e Prisão Académica.
[Notícia sugerida por Vítor Caixeiro]