Coimbra vai ser, este mês, palco de uma das mais importantes conferências mundiais na área dos veículos elétricos, a IEEE VPPC 2014 - Vehicle Power and Propulsion Conference, que vai trazer a Portugal nomes reputados de 33 países.
Coimbra vai ser, este mês, palco de uma das mais importantes conferências mundiais na área dos veículos elétricos, a IEEE VPPC 2014 – Vehicle Power and Propulsion Conference. O evento decorre entre 28 e 30 de Outubro no Edifício Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Ao longo de três dias, os mais reputados académicos e profissionais da indústria automóvel, provenientes de 33 países, visitam a cidade portuguesa para partilhar conhecimentos e discutir os avanços técnicos que podem contribuir para uma efetiva mobilidade sustentável.
Dividido por sessões plenárias e apresentações de trabalhos, o congresso traz a Coimbra Ching Chuen Chan, fundador da Associação Mundial de Veículos Elétricos e autoridade mundial neste setor, o que o faz ser mesmo considerado o “Pai” desta tecnologia, explica um comunicado enviado ao Boas Notícias.
A conferência conta ainda com duas sessões promovidas pela Associação Portuguesa de Veículos Elétricos (APVE), marcadas para quarta-feira, dia 29 de outubro. Numa delas serão apresentados os primeiros resultados do protocolo efetuado com o Ministério do Ambiente no âmbito do qual este organismo recebeu 17 veículos elétricos de várias marcas automóveis para dar exemplo público da viabilidade da mobilidade elétrica.
A iniciativa engloba também uma mostra de veículos elétricos: durante os três dias do evento, cerca de duas dezenas de modelos (bicicletas elétricas, Segways, motos elétricas e automóveis de várias marcas) vão estar expostos junto ao edifício central da FCTUC para serem apreciados pelo público.
De acordo com Paulo Pereirinha, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra – INESC – e responsável pela organização da conferência, o principal ponto fraco dos veículos elétricos, que deverá estar em debate no evento, é, além do preço, a sua autonomia limitada.
“Embora os veículos elétricos tenham atingido bom desempenho, eficiência, qualidade, fiabilidade e atratividade comercial, ainda existem muitos desafios pela frente, como, por exemplo, aumentar a autonomia e reduzir o custo dos componentes, em especial os dispositivos de armazenamento de energia”, destaca o cientista.