A estação de metro das Olaias, em Lisboa, voltou a estar nas bocas do mundo esta semana, depois de a CNN publicar um artigo com as 12 estações mais impressionantes da Europa. A cadeia televisiva norte-americana elegeu o espaço lisboeta para quarto lu
A estação de metro das Olaias, em Lisboa, voltou a estar nas bocas do mundo esta semana, depois de a CNN publicar um artigo com as 12 estações mais impressionantes da Europa. A cadeia televisiva norte-americana elegeu o espaço lisboeta para quarto lugar da lista, à frente de Londres, Paris, Suécia, Praga, Alemanha, entre outros.
150 anos depois da abertura do primeiro circuito metropolitano da Europa, em 1863, em Londres, o continente guarda algumas das mais deslumbrantes estações de metro do mundo.
Por isso mesmo, a CNN decidiu elaborar uma lista com as doze mais impressionantes, entre as quais se encontra a estação de metro de Olaias, um projeto do arquiteto Tomás Taveira, já apontada como uma das mais 'cool' do mundo, em Novembro, pelo The Huffington Post.
A mesma encontra-se em quarto lugar da classificação como uma “agradável sobra da aposta feita na altura da Expo 98”. A jornalista Jessica Benavides Canepa conta que a estação foi construída para “transportar os cerca de 11 milhões de visitantes da expo”, consistindo num espaço “caprichosamente colorido” que, até hoje, se conserva como uma “moderna produção artística”.
À frente da obra portuguesa, encontram-se apenas a estação de metro de Toledo, em Naples (Itália), a de Westfriedhof, em Munique (Alemanha) e a de Komsomolskaya, em Moscovo (Rússia), em primeiro, segundo e terceiro lugar respetivamente.
O resto da lista é composto pela estação de Westminster, em Londres (Reino Unido), a de T-Centralen, em Estocolomo (Suécia), a de Bockenheimer Warte, em Frankfurt (Alemanha), a de Fosteritos, em Bilbao (Espanha), a de Palais Royal – Musée du Louvre, em Paris (França), Admiralteyskaya, em São Petersburgo (Rússia) e a de Staromestska, Praga (República Checa).
Conheça, em detalhe, a lista das doze mais impressionantes estações de metro da Europa, segundo a CNN, AQUI.