Negócios e Empreendorismo

CNN faz reportagem especial sobre calçado português

Os "grandes avanços" da indústria de calçado portuguesa são retratados numa reportagem da estação norte-americana CNN. Os principais produtores de sapatos do país foram elogiados pelo seu sucesso numa época de crise.
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Os “grandes avanços” da indústria de calçado portuguesa são retratados numa reportagem da estação norte-americana CNN. Na peça, os principais produtores de sapatos do país são elogiados pelo seu sucesso, que supera as perspetivas de uma economia fragilizada.

A repórter Isa Soares foi conhecer a fábrica da marca portuguesa “Fly London”, em Guimarães, para compreender como este exemplo de produção nacional “está a expandir as suas pegadas a um nível global”.

“A produção de sapatos, que é uma das indústrias tradicionais mais antigas do país, está a sair de fora do mapa para encontrar uma nova saída da crise através da exportação. Alguns deles estão a descobrir novas formas de se deslocarem para países estrangeiros”, explica a peça da CNN.
 

A reportagem do canal online norte-americano mostra como a fábrica portuguesa constrói o calçado, desde o seu desenho, até à fase final. Neste local “os trabalhadores cozem, colam e atam” sapatos que vão deste o estilo “prático ao funcional, ou mesmo aos saltos altos”.

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[Exportações têm registado crescimento anual na ordem dos 6%]

A marca Fly London, que tem como logótipo uma mosca, é complemente fabricada em Portugal mas, “distintamente, não é portuguesa”. O design deste calçado é adaptado aos mercados internacionais e compete com marcas como a Nobrand, Camport, Eject, Mack James e Softwaves.

Pensar de uma forma global

Durante a entrevista, Alfredo Moreira, diretor executivo da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS), explica que a opção por “nomes anglo-saxónicos encaixa perfeitamente com economia atual aberta e globalizada”.

O representante acredita que a melhor forma de defrontar a “forte concorrência” passa por “pensar de uma forma global”. A estratégia ajudou a empresa a registar um aumento de 97% a nível das exportações, atualmente fidelizada em 130 países em todo o mundo, como a Croácia, Dinamarca, Itália, Reino Unido, Rússia, EUA e Angola.

O diretor da Fly London, Fortunato Frederico, acredita que as empresas devem ir mais além do que o nome e apostar num investimento nas novas tecnologias que poderá permitir “fazer das encomendas um processo mais rápido e simples”.


Segundo a APPICAPS, a indústria de calçado portuguesa é a segunda mais valorizada do mundo, atrás da italiana. Para a CNN, o setor que cresce 6% em exportações ao ano, perante um cenário de crise, “é a cola que mantém segura uma economia fragmentada”.
 
Clique AQUI para aceder ao artigo da CNN (em inglês).

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