Estes carros, fabricados em vime e madeira, têm dois lugares e são controlados por dois carreiros vestidos com o típico traje madeirense. A viagem, que vai desde o Monte até ao Livramento, é feita em dez minutos, num percurso total de dois quilómetros, e os cestos chegam a atingir 80 km/h.
Os originais cestos surgiram pela primeira vez naquela região em 1850, e atualmente são apenas utilizados como atração turística, sendo “uma das rotas mais populares da região”, como explica o artigo da estação norte-americana.
O transporte madeirense surge nesta lista em quatro lugar, ficando atrás de atrações como o Rideau Skateway, em Ottawa, no Canadá; o Roosevelt Island Tramway, em Nova Iorque; e o Teleférico de La Paz, na Bolívia.
Outros transportes mencionados no artigo da CNN são o Central-Mid-Levels Escalator, em Hong Kong; o The Walberswick Ferry, de Sulfolk, no Reino Unido; e o CycloCable, na Noruega.
Veja abaixo um vídeo que acompanha uma a viagem nos carros de cesto do Monte, publicado em 2010 pelo utilizador Rui Carvalho, na plataforma de partilha de vídeos Youtube.
Notícia sugerida por Maria da Luz