Para isso os 10 arrumadores, de ambos os sexos, irão receber formação de forma a poderem integrar a brigada de jardinagem do município. “É uma oportunidade que lhes estamos a dar e que deviam aproveitar”, afirma o presidente da Câmara, Rui de Castro.
No município têm sido muitas as queixas dos automobilistas que se confessam incomodados com o elevado número de arrumadores de carros que pedem uma moeda, para além de já terem de pagar a taxa de parqueamento.
O autarca defende que os arrumadores não são um “fenómeno” exclusivo de Leiria, mas um “problema nacional”, e está ciente de que muitos automobilistas dão uma moeda “na expetativa de que não lhes aconteça nada à viatura” e outros fazem-no “por uma questão de solidariedade”.
Os dez arrumadores que irão integrar esta iniciativa são pessoas sinalizadas pela Segurança Social que estão a receber o rendimento social de inserção, conforme explica à Lusa a vereadora com o pelouro da Ação Social do município, Lurdes Machado.
O sucesso e adesão da iniciativa será avaliado para que no futuro mais pessoas possam usufruir do mesmo projeto no futuro.