O Cloogy funciona através de um pequeno sensor que se instala no contador da eletricidade e que recolhe dados sobre os consumos da casa ou do escritório recebendo, também, informação sobre os consumos dos equipamentos ligados a tomadas inteligentes.
Todos os dados são, posteriormente, enviados para um concentrador, que os remete para as várias plataformas de monitorização (através de computador ou 'smartphones', 'tablets' ou do monitor Cloogy).
Nestas plataformas, os utilizadores podem ligar ou desligar remotamente os equipamentos de casa ou do escritório ou certificar-se se os aparelhos estão desligados, ajudando na racionalização de eletricidade.
Outra funcionalidade desta aplicação é que permite ao utilizador aquecer a casa uns minutos antes de chegar. Segundo a empresa, este controlo mais permanente dos gastos em eletricidade permite aos consumidores pouparem até 25% na conta da luz.
O Cloogy pode ser adquirido na loja online da empresa ou em lojas de distribuidores oficiais. O kit residencial mais básico está à venda por 99 euros. Os kits para empresas estão disponíveis a partir dos 529 euros.
Clique AQUI para aceder à loja online da ISA.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]