O realizador português Gonçalo Tocha conquistou o primeiro prémio do concurso internacional "Action4Climate", lançado no início deste ano pelo programa de parceria global "Connect4Climate", com o filme "The Trail of a Tale".
O realizador português Gonçalo Tocha conquistou o primeiro prémio do concurso internacional “Action4Climate”, lançado no início deste ano pelo programa de parceria global “Connect4Climate”, destinado à comunicação e debate sobre as alterações climáticas, com o filme “The Trail of a Tale”.
Tocha foi premiado com um galardão no valor de 15 mil dólares (cerca de 12 mil euros) na categoria de autores entre os 18 e os 35 anos por uma curta-metragem “provocadora” que é “uma carta escrita a partir do futuro ao nosso passado recente, dizendo-nos aquilo em que o mundo se transformou”.
O filme “acompanha o rasto de alguém que deixou palavras escritas, palavras de mudança, de mudança simples. No futuro próximo [retratado], as imagens do nosso mundo são as mesmas, mas os valores desse mundo podem ser muito diferentes”, pode ler-se na sinopse partilhada pelo “Connect4Climate”.
Veja a curta-metragem portuguesa premiada
“Estou imensamente orgulhoso por ter sido escolhido como vencedor e espero que o meu filme ajude as pessoas a compreender que temos de atuar agora para proteger o nosso futuro”, afirma Gonçalo Tocha, citado num comunicado divulgado pelos organizadores no blog oficial do programa.
O júri do concurso foi presidido pelo realizador Bernardo Bertolucci e incluiu ainda os cineastas Atom Egoyan, Marc Forster, Mika Kaurismaki, Fernando Meirelles, Mira Nair, Bob Rafelson, Walter Salles, Pablo Trapero e Wim Wenders.
Lançada pelo Banco Mundial, o Ministério do Ambiente italiano e a Global Environment Facility (GEF) em colaboração com cerca de 200 entidades, a “Connect4Climate” é uma parceria global que inclui organizações internacionais do setor público e privado, redes sociais, organizações juvenis, membros da sociedade civil e agências das Nações Unidas.
O objetivo do programa é funcionar como ponto de convergência entre todas as partes interessadas no aumento da consciencialização em relação às alterações climáticas e na participação num diálogo global e interativo sobre este tema.