“Esta técnica cirúrgica pioneira, em Portugal, numa criança desta idade, vai permitir devolver a audição e o desenvolvimento da fala na criança, que de resto se encontra bem de saúde”, anunciou o médico João Paço, diretor clínico do Hospital CUF Infante Santo.
De acordo com o responsável ouvido pelo portal Ciência PT, “o procedimento consiste na colocação de dois implantes cocleares, em simultâneo, nos dois ouvidos, de forma a melhorar o desempenho auditivo” da criança.
A surdez é uma das anomalias congénitas mais frequentes, estando presente em 2 a 4 de cada 1000 recém-nascidos, com diferentes graus de severidade (de ligeira a profunda ou total).
O Hospital Cuf Infante Santo está na vanguarda da prestação dos cuidados de saúde e é uma referência de qualidade de cuidados hospitalares privados, em Portugal, com uma vasta oferta de serviços.
Em julho passado foi também realizado com sucesso no Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospital de Coimbra (CHC) o primeiro implante coclear num bebé com menos de um ano que sofria igualmente de surdez profunda.