O Cinema Nova, em Bruxelas, recebe até 24 de Fevereiro de 2013 uma retrospetiva do realizador Miguel Gomes, apoiada pelo Instituto Camões, durante a qual serão apresentadas todas as longas e curtas-metragens do realizador português, entre elas a versão original de “Tabu”, o mais recente filme do cineasta que já arrecadou vários prémios e distinções.
A retrospetiva arrancou dia 10 de Janeiro e contou com a presença do realizador na exibição de “Tabu” e da curta-metragem, no dia seguinte, “A Cara que Mereces” (2004). Estes dois filmes estarão em exibição até ao final da retrospetiva. As curtas “Inventário de Natal”, “31” e “Kalkitos” são outras das obras que serão exibidas.
Esta homenagem a Miguel Gomes conta também com uma série de concertos. A abertura do evento contou com atuações de Mariana Ricardo, autora de algumas das bandas sonoras dos filmes do realizador
e co-autora de alguns dos argumentos, e de Norberto Lobo, músico que tem participado como ator em alguns filmes de Miguel Gomes.
A cerimónia de encerramento desta retrospectiva acontece a 23 de Fevereiro, depois da projeção do filme “Aquele querido mês de Agosto”, com um baile com valsas, tangos, merengues ou milongas e, claro, as músicas típicas dos bailaricos portugueses.
Miguel Gomes é um dos mais bem sucedidos realizadores nacionais, com as suas obras, sobretudo o mais recente filme “Tabu”, a receber prémios em vários festivais e elogios da crítica internacional.
O programa completo pode ser consultado AQUI.