O programa é lançado numa altura em que o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) comemora 40 anos. Apesar de não estarem previstas celebrações oficiais, será lançado este programa para “promover o cinema português junto das populações que vivem fora dos grandes centros urbanos”, disse o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, na apresentação da iniciativa.
O programa “Cinema Português em Movimento” vai decorrer em 51 localidades escolhidas entre os 95 concelhos “que entre 2004 e 2012 registaram menos de 500 espetadores não tendo tido nenhuma exibição comercial de filmes portugueses nos últimos nove anos”.
O programa foi anunciado na Assembleia da República, durante uma audição da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura. De acordo com a tutela, o programa vai iniciar-se na aldeia de Monsanto, sendo a maior parte das localidades situadas no interior do país.
Este programa, de acordo com o secretário de Estado, resulta de parcerias com câmaras municipais e juntas de freguesia ao abrigo de um protocolo com o ICA.
Barreto Xavier acrescentou ainda nesta audição da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura que vão ser projetados apenas filmes portugueses apoiados pelo ICA – que estejam fora do circuito comercial – e que serão as autarquias a escolher os filmes.