Manoel de Oliveira, João Canijo, Edgar Pêra, João Nicolau, Miguel Gomes e João Pedro Rodrigues vão ver os seus filmes exibidos na Coreia do Sul. Com exceção de Manoel de Oliveira, que se encontra em Paris a rodar o filme “O Gebo e a Sombra” e de Miguel Gomes em pós-produção de “Tabu”, todos os realizadores se deslocam a Busan para acompanhar a exibição dos seus filmes.
Neste festival, decorre ainda uma conferência sobre cinema português na qual participam os realizadores presentes.
A representante do comité de seleção do Festival Internacional de Cinema de Busan deslocou-se, no passado mês de junho, a Portugal para selecionar os filmes, apresentando um programa que o festival considera representativo de várias épocas e tendências da cinematografia nacional.
A participação especial do cinema português na Coreia do Sul surge no âmbito do 50º aniversário das relações diplomáticas entre Portugal e a República da Coreia e conta com o apoio da Embaixada de Portugal em Seul, da Missão para a Comemorações na Ásia do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Instituto do Cinema e Audiovisual e do Instituto Camões.
O Festival de Busan é atualmente reconhecido como um dos mais importantes acontecimentos cinematográficos a nível mundial.
[Notícia sugerida por Rita Santos e Maria Manuela Mendes]