Após “quase três anos de preparação e desenvolvimento”, o portal, que pretende ser “uma montra digital do património cinematográfico europeu”, será apresentado na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, às 19:00.
O portal (www.europeanfilmgateway.eu) contém “coleções digitais das cinematecas e arquivos de filmes europeus” e assegura que a partir de setembro a coleção será aumentada passando a disponibilizar cerca de 600.000 objetos, de 16 instituições”, refere o comunicado da Cinemateca Portuguesa.
O European Film Gateway é coordenado pelo Deutsches Filminnstitut e de acordo com a diretora deste organismo, Claudia Dillman, o material disponibilizado pelo portal – “vídeos, fotografias, cartazes, materiais textuais e sonoros” – estará disponível “para ser utilizado não só por investigadores, jornalistas e criadores, mas também por um público alargado interessado em cinema”.
A seguir à apresentação do portal na Cinemateca Portuguesa serão projetados filmes mudos portugueses: “Batalha de Flores no Campo Grande”, de João Freire Correia, “Garden Party no Estoril”, de Ernesto de Albuquerque, “Escalada à Torre dos Clérigos”, de Raul de Caldevilla, “Vindimas da Casa Andresen”, produzido pela Invicta Film, e “Praias de Portugal – Parede, Estoris, Cascais”, sem autor.
O portal European Film Gateway é um projeto pensado pela Associação Europeia de Cinematecas, da qual a Cinemateca Portuguesa faz parte, e pela Fundação Europeana.
Clique AQUI para aceder ao site oficial do portal.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]