O Festival de cinema "Olhares do Mediterrâneo - Cinema no Feminino" celebra este ano a sua 2ª edição e decorrerá entre os dias 5 e 7 de Junho, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Todas as realizadoras são mulheres.
O Festival de cinema “Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino” celebra este ano a sua 2.ª edição entre os dias 5 e 7 de Junho, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Todas as obras em exibição são de realizadoras.
Integrado na programação das Festas de Lisboa, o festival vai exibir 30 filmes de 12 cineastas diferentes de países do Mediterrâneo. Este ano, o evento conta com a participação de mulheres dos seguintes países: Bósnia, Egipto, Espanha, França, Grécia, Israel, Líbano, Malta, Palestina, Portugal, Tunísia e Turquia.
A diversidade de temáticas, géneros e olhares da seleção de 2015 será mostrada em quatro sessões de curtas-metragens e oito sessões de longas metragens, na qual a presença portuguesa ocupa um terço do programa. Para além disso, todos os filmes estarão em competição para a atribuição do Prémio do Júri e também o Prémio do Público.
Nesta edição, marcada pelas estreias mundiais e europeias de alguns dos filmes que a programação contempla, haverá uma programação paralela na Cinemateca.
Esta iniciativa inclui várias atividades complementares, destacando-se a homenagem a Bárbara Virgínia, realizadora portuguesa, assim como diversas atuações musicais, nas quais se inclui o Coro Feminino de Lisboa.
A programação conta ainda com workshops, ateliers para crianças e famílias, assim como uma exposição de fotografia e um espaço dedicado Às leitura. Todas as atividades giram à volta do mesmo tema: A cultura mediterrânica.
A sessão de abertura acontece já no dia 5 de Junho, na sala Manoel Oliveira, no São Jorge, às 21.30h, De seguida, poderá assistir-se ao visionamento da longa metragem “For those who can tell no tales”, da realizadora bósnia, Jasmila Zbanic.
Para ver a programação do Festival clique AQUI.