Esta quinta-feira, a Agência Nacional do Cinema do Brasil (ANCINE) anunciou a abertura de inscrições para o programa de apoio a co-produções com Portugal. O investimento prevê quatro projetos de longa-metragem e um investimento de cerca de 450.000 eu
Esta quinta-feira, a Agência Nacional do Cinema do Brasil (ANCINE) anunciou a abertura de inscrições para o programa de apoio a coproduções com Portugal. O investimento prevê quatro projetos de longa-metragem e um investimento de cerca de 450.000 euros.
O prazo das inscrições termina no próximo dia 19 de Maio e visa mais uma ação bilateral entre o Brasil e Portugal. A mesma acontece desde 2005, sendo que, todos os anos, seleciona quatro projetos para longas-metragens: dois deles maioritariamente brasileiros e os outros dois maioritariamente portugueses.
O objetivo passa por “estimular a coprodução numa perspetiva de trocas culturais e ampliação dos horizontes da criação artística, como também da ampliação das oportunidades de financiamento e obtenção de mercados para essas obras”.
Quem o diz é Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE, que, em comunicado, afirma manter “com Portugal a mais antiga e duradoura parceria” daquela entidade.
O concurso prevê a concessão de apoio financeiro a projetos de produção de longas-metragens de ficção, documentário ou animação cujas filmagens não tenham sido iniciadas até a data de abertura das inscrições.
Entre os filmes de destaque lançados recentemente com apoio da parceria estão 'Tabu', de Miguel Gomes, vencedor do Prémio FIPRESCI no Festival de Berlim em 2012; e 'Estrada 47', de Vicente Ferraz, consagrado como melhor montagem no Festival do Rio 2013.
O programa de apoio resulta do Protocolo Luso-Brasileiro de Coprodução Cinematográfica, acordado entre a ANCINE e o Instituto do Cinema e do Audiovisual – ICA/P, de Portugal. Consulte AQUI o regulamento do concurso, bem como o formulário de inscrição e a documentação necessária.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca