Obras de António Cabrita, Valter Hugo Mãe, Alberto Xavier, Gastão Cruz e João Rasteiro foram escolhidas pelo júri do evento. A divulgação dos nomeados foi feita na quarta-feira no Rio de Janeiro e o anúncio dos vencedores está previsto para o mês de Novembro.
Aos lusos juntam-se outros 54 autores do Brasil e um de São Tomé e Príncipe. Pela primeira vez o prémio PT divide-se em três categorias – Romance, Conto/Crónica e Poesia –, sendo que o vencedor de cada uma receberá 20 mil euros. O júri atribuirá, posteriormente, o Grande Prémio, outros 20 mil euros, a um dos três triunfantes.
De acordo com o comunicado divulgado ontem pela Portugal Telecom, “a reformulação do prémio e a separação por categorias privilegia e promove a diversidade dos géneros literários, valoriza as características singulares de cada um e amplia a visão comum a respeito da literatura lusófona”.
No entanto, enfatizou-se que é necessário destacar o melhor escritor entre todos, motivo pelo qual foi instituído o “Grande Prémio 2012”.
Ao todo candidataram-se 502 obras ao galardão. Destas, o painel de jurados, composto por 274 elementos, selecionou as 60 finalistas, todas publicadas no Brasil no ano de 2011.
Para consultar a lista completa dos nomeados clique aqui.