Realizar experiências científicas em laboratórios virtuais como se estivesse em laboratórios reais é apenas uma das vertentes do "experiment@Portugal'2012", um projeto conjunto das Universidades de Coimbra (UC) e do Porto (UP).
Realizar experiências científicas em laboratórios virtuais como se estivesse em laboratórios reais, com direito a um tutor inteligente, é apenas uma das vertentes do “experiment@Portugal’2012”, um projeto conjunto das Universidades de Coimbra (UC) e do Porto (UP).
O “experiment@Portugal’2012” tem por objetivo o desenvolvimento de conteúdos documentais, multimédia e de realidade virtual, módulos de software para agentes de tutoria virtual e um protótipo de dispositivo sensorial (háptico) de baixo custo.
Vocacionado para promover online experiências de engenharia, física, química e outras de outras ciências, o projeto aposta, não só em novas ferramentas Web para o ensino, mas também na divulgação das novas vias de educação e investigação científica em diversas áreas do conhecimento, e é dirigido a estudantes, docentes, investigadores e indústria.
Os recursos em desenvolvimento serão disponibilizados através de uma plataforma Web, acessível a qualquer pessoa do mundo, que vai ainda contar com uma espécie de enciclopédia científica e com desafios colocados aos diversos públicos-alvo.
O objetivo é “agregar os recursos existentes nas diversas instituições de ensino e colocá-los ao dispor de todos, de uma forma atrativa e acessível, apostando em plataformas universais e em software livre. Por isso, desenvolvemos laboratórios virtuais que remetem para a recriação do ambiente real, isto é, replicamos o que poderia acontecer na realidade”, explica, em comunicado enviado ao Boas Notícias, o coordenador do projeto, Alberto Cardoso, da UC.
O “experiment@Portugal’2012” vai ser apresentado a professores, investigadores e profissionais, com demonstrações de experiências e painéis de debate sobre experimentação Online, no próximo dia 4 de fevereiro, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Química, no Polo II da UC, pelas 10h00.
Os conteúdos do “experiment@Portugal’2012” deverão ser suportados por laboratórios remotos ou virtuais já existentes ou em desenvolvimento nas instituições de ensino superior em Portugal, catalogados no portal http://pt.lab2go.net.
Liderado pelo investigador Alberto Cardoso, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, e tendo como instituição parceira a Faculdade de Engenharia da UP, o “experiment@Portugal’2012” é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do concurso Projetos Inovadores no Domínio Educativo.
Comentários
comentários