Tomando partido de teorias matemáticas em combinação com observações de satélite, uma equipa de investigadores captou esses sons harmoniosos causados pelo movimento dos loops gigantescos que se formam na camada solar.
Estes loops gigantes chegam a ter 100.000 milhas de comprimento e desempenham um papel fundamental na física desta camada solar. Segundo os especialistas também vibram como uma guitarra. A partir de complexos algoritmos estas vibrações podem ser convertidas para música.
“Foi estranhamente bonito e animador ouvir pela primeira vez estes sons de uma fonte enorme e tão poderosa”, afirmou ao jornal “The Telegraph” ao professor Robertus von Fáy-Siebenbürgen do grupo de investigação da Universidade de Sheffield.
Os cientistas não conseguem gravar diretamente o som produzido pela atmosfera do sol já que o som não consegue viajar através do vácuo espacial. Contudo, conseguem usar as observações visuais da frequência em que os loops vibram para recriar o som.
Esta é uma das descobertas reveladas pelo projeto da Universidade intitulado “Project Sunshine” que pretende encontrar novas formas de entender a consistência e a física solar, bem como o poder do sol.
Sound of the Sun (courtesy Richard Morton) by University of Sheffield
[Noticia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]