A descoberta foi feita durante a exploração de uma cova de um “tepuy”, montanha com paredes verticais abruptas e com a parte superior plana. Este tipo de ambiente, comum nas regiões do sudeste venezuelano, estava a ser filmado no âmbito da série da BBC “Escuridão: o mundo natural durante a noite”.
George McGavin, biólogo responsável pelo achado, disse à BBC Nature que aquele é o animal mais incrível que já viu. “Nada debaixo de água, impulsionando-se com as patas da frente como se estivesse a nadar em estilo livre e dando pontapés com as patas traseiras”, explicou.
A emoção de uma descoberta deste género, afirma McGavin, “é impossível de expressar por palavras”. Neste momento os humanos conhecem cerca de milhão de espécies de insetos, embora existam, muito provavelmente, entre cinco e oito milhões ainda por identificar, salienta o biólogo. Sempre que é encontrado um novo animal deste género, é dado mais um passo no caminho do conhecimento.
No decorrer das filmagens nas quais foi identificado o “grilo nadador” foram vistos ainda outros dois animais que podem ser exclusivos da Venezuela: um peixe-gato e uma ‘opilión’, aranha ou escorpião de pernas longas. O peixe foi encontrado a navegar pelo mar e apresentava uma cor pálida. Curiosamente este animal não tem olhos, pelo que utiliza órgãos sensoriais na cabeça para se deslocar.
A ‘opilión’ é vista como uma novidade absoluta para a Ciência e, tal como o peixe-gato, não possui olhos, algo que os investigadores constataram por esta não reagir à luz das lanternas que lhe foram apontadas. McGavin frisou que este animal estranho, provavelmente um aracnídeo, não tinha ainda sido visto nem sequer numa ilustração, pelo que “pode ser uma espécie não descrita até ao momento”.
Os três animais não foram, para já, formalmente apresentados mas a equipa de filmagens e o biólogo acreditamque estas são, de facto, novas espécies nunca previametnte identificadas. De um modo geral, os biólogos classificam as covas naquela zona do globo como ‘hotspots’ nos quais é bastante provável a existência de vários animais por encontrar.
Clique AQUI para ver um vídeo do 'grilo nadador' divulgado pela BBC.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]