O pavimento das estradas pode contribuir para redução da poluição. Um grupo de investigadores holandeses desenvolveu um pavimento purificador que pode reduzir a quantidade de óxidos de nitrogénio, os principais poluentes emitidos pelos automóveis.
O pavimento das estradas pode contribuir, em larga escala, para redução da poluição. Um grupo de investigadores holandeses desenvolveu um pavimento purificador que pode reduzir a quantidade de óxidos de nitrogénio, os principais poluentes emitidos pelos veículos a motor.
A equipa da Eindhoven University of Technology, liderada pelo investigador e professor Jos Brouwers, começou a testar o pavimento composto por elementos de óxido de titânio (um material fotocatalizador que tem capacidade para tornar os elementos poluentes menos nocivos e purificar o ar) numa estrada da cidade Hengelo, na Holanda.
Durante mais de um ano, os investigadores compararam os resultados entre a rua equipada com este pavimento e uma rua paralela, com um pavimento normal, e perceberam que a rua equipada com este pavimento especial conseguiu reduzir, em cerca de 45 por cento, o ‘smog’ da atmosfera.
Este material já está pronto a ser comercializado e o investigador salienta, num comunicado da Universidade, que comparada com a aplicação do asfalto tradicional a utilização deste material anti-poluição não tem custos muito superiores. Além disso, este revestimento pode também ser usado em paredes de edifícios.
Esta descoberta, já publicada em vários jornais científicos, pode vir a ser, no futuro, uma alternativa a aplicar nas cidades, como forma de reduzir a poluição causada pelos automóveis.
Clique AQUI para saber mais sobre este material no site da universidade (em inglês).
Notícia sugerida por Carlos Baptista
Comentários
comentários